Dicas de como parar de beber álcool

Certamente uma das tarefas mais desafiadoras envolve reconstruir sua vida sem álcool. Veja como se consegue parar de beber álcool.

A decisão de parar de beber pode ser um curso de ação para que se consiga salvar vidas, para indivíduos, que sentem, que correm o risco de desenvolver um problema de dependência de álcool. Se uma pessoa que está se perguntando como parar de beber álcool, é importante entender que existem muitos caminhos diferentes para que possa alcançar a sobriedade. A chave é encontrar o método que funciona melhor para você e sua família.

Consumir bebidas alcoólicas apenas traz malefícios a sua saúde e a todas as pessoas ao seu redor, por isso é importante mudar o seu estilo de vida em prol do seu bem estar. 

Estabeleça um sistema de apoio social

Quando você decide parar de beber álcool? Uma das tarefas mais desafiadoras consiste em reconstruir sua vida sem álcool. As estratégias a seguir podem ser benéficas para quem procura levar uma vida sóbria:

  • Eduque sua família e amigos, então informe-os de que está evitando o álcool,
  • Cerque-se de pessoas que apoiarão sua sobriedade;
  • Encontre novos hobbies, atividades e passatempos que não envolvam consumo de álcool;
  • Se você visitar um restaurante ou participar de uma festa, peça a seus amigos e familiares para não consumir álcool enquanto estiver na sua presença.

De acordo com um relatório do Centers for Disease Control, o abuso excessivo de álcool é atribuído a 80.000 mortes por ano.

Encontrando alternativas

Se você achar que o consumo de álcool é responsável por uma parte significativa da sua vida, repense como gasta seu tempo. E então renove velhas amizades e estabeleça novos relacionamentos com pessoas que não bebem. Desenvolva um novo hobby ou participe de uma organização para que possa evitar o tédio e desenvolver novos interesses.

Se você achar que está usando o álcool como muleta emocional, procure alternativas saudáveis ​​e novas estratégias de enfrentamento, como se exercitar, escrever em diários ou fazer terapia. Se você, um amigo ou um membro da família, tiver um problema com álcool e quiser saber como parar de beber, podemos fornecer suporte e soluções.

Evite atividades e situações gatilhos

Ao procurar maneiras de parar de beber álcool, você pode descobrir que certos eventos, situações ou pessoas o levam a beber, mesmo que você deseje permanecer sóbrio. É importante avaliar seus relacionamentos, atividades e hábitos. Você acha que bebe quando está sozinho em casa?

Existe uma pessoa que faz com que você beba, mesmo quando você não planejava beber? Identifique situações e gatilhos emocionais associados ao consumo de álcool e desenvolva uma estratégia para lidar com ou evitar esses gatilhos a fim de superar seu desejo de beber.

Como recusar ofertas para beber

Se você estiver procurando respostas para a pergunta sobre como parar de beber álcool deve aprender a lidar com situações que podem resultar em recaída. O que você fará se estiver em uma festa e alguém lhe oferecer uma bebida? Desenvolva um plano. 

Nesse caso, primeiramente é melhor recusar educadamente a oferta e seguir em frente. Se você parar para considerar a oferta, isso lhe dará tempo para pensar em uma justificativa ou desculpa para beber, então planeje sua resposta e siga adiante.

Buscar ajuda médica

Se você sente que está depende do álcool e não pode parar por conta própria, então é importante procurar uma ajuda e suporte. Quando você é dependente de álcool, deixar de consumir esse produto pode levar a sintomas de abstinência com risco de vida. Então se você estiver se sentindo viciado e não pode parar, procure ajuda profissional com o processo de retirada.

Recuperar de uma recaída

Se você está tentando descobrir como parar de beber álcool depois de uma recaída, não se preocupe que a ajuda está disponível. Recaídas ocorrem ocasionalmente e por isso é importante ficar de olho no caminho da recuperação. Considere os seguintes pontos:

  • Se a recaída é apenas um solavanco na estrada ou então um obstáculo que você deve superar;
  • Cada dia é um novo começo;
  • Entenda que contratempos acontecem;
  • Muitas organizações oferecem a ajuda e os recursos necessários para superar seu vício;

Ajuda profissional

Se você está se perguntando como parar de beber, então lembre-se de que existem muitos recursos disponíveis. As opções incluem medicamentos para tratar o alcoolismo, programas especiais de tratamento intensivo, bem como aconselhamento sobre dependência de álcool.

Medicações 

Existem muitos medicamentos e tratamentos no mercado que podem ser usados ​​para tratar o abuso de álcool. Se você quer saber como parar de beber, e os métodos que você tentou não estão funcionando, saiba que existem muitos medicamentos no mercado que podem ser usados para tratar o abuso de álcool. Esses medicamentos não causam dependência quando usados ​​sob a supervisão de um médico e devem ser usados ​​em conjunto com terapia, aconselhamento e outras formas de tratamento.

Aconselhamento

Os métodos de terapia de conversação geralmente são muito eficazes no tratamento do alcoolismo. Alguns desses métodos de terapia incluem programas de 12 etapas, terapia de modificação de comportamento e programas motivacionais. Discuta essas opções com seu médico e selecione a abordagem mais apropriada para sua situação atual.

Programas especiais de tratamento intenso

Os métodos tradicionais de tratamento de dependência não funcionam para todos os pacientes. Se achar que está nessa situação, considere um programa de tratamento intenso projetado especificamente para usuários de álcool. Se você, um amigo ou membro da família, sofre de dependência de álcool, estamos aqui para ajudá-lo.

De acordo com um relatório do Centers for Disease Control, bebedores compulsivos com idades entre 65 anos e mais relatam que bebem cinco a seis vezes por mês.

Aumentando sua própria motivação para parar de beber álcool

Felizmente, algumas equipes de pesquisas que lidam com problemas com o álcool desenvolveram programas e protocolos para ajudar as pessoas a resolver sua ambivalência (ou seja, se sentirem em dúvida sobre algo) sobre parar de beber

Esses programas têm o nome de breves intervenções motivacionais ou breves intervenções. Esses programas são oferecidos nos formatos presencial (originalmente a única opção) e, mais recentemente, como opções digitais ou online. 

Os elementos são semelhantes e incluem:

  • Uma triagem para determinar se uma breve intervenção pode ser útil,
  • Uma explicação do que a intervenção implica (entre 40 minutos on-line e 2-3 sessões com um psicólogo ou conselheiro com experiência no protocolo),
  • Uma avaliação detalhada do consumo de álcool, problemas relacionados ao álcool, histórico de consumo, gravidade da dependência, histórico familiar de problemas relacionados ao álcool e exames de depressão e ansiedade. Todos os questionários foram validados e são medidas confiáveis ​​do que eles medem,
  • O feedback a seguir resume as avaliações e compara o seu quadro clínico com outros do seu sexo e faixa etária. Evita rotular você ou dizer o que fazer. Em vez disso, o feedback é fornecido de maneira empática que facilita aceitá-lo como válido. O que você faz com o feedback é com você. 
  • Um conjunto final de exercícios ou discussões concentra-se em suas reações aos comentários, exercícios para ajudá-lo a resolver sua ambivalência na mudança e ajuda na criação de um plano para mudar se você decidir seguir nessa direção. 

E para muitas pessoas, a breve intervenção motivacional aumenta sua motivação para a mudança, seu comprometimento e confiança na capacidade de parar de beber. E é tudo o que é necessário. Eles continuam e desistem por conta própria. 

Próximos passos 

Digamos por um momento que você decidiu parar de beber. O que agora? Bem, você pode seguir muitos caminhos para alcançar e manter a sobriedade, e está ficando cada vez mais legal ficar sóbrio.  

A primeira coisa a ter em mente é que não existe um caminho único que funcione melhor para todos. Não existe uma bala de prata e você deve se afaste de alguém que alega ter uma “bala de prata”. Em vez disso, existem vários caminhos promissores e eficazes para a sobriedade. 

Aqui estão alguns: 

  • Pare por conta própria. 
  • Peça apoio de familiares e amigos. 
  • Peça orientação ao seu médico.
  • Buscando suporte para seus esforços nas comunidades online.
  • Use uma ferramenta digital, como aplicativos ou fóruns on-line. O comprador ou participante, porém, deve sempre procurar evidências de eficácia. Existem muitas ferramentas por aí que não apresentam evidências de eficácia e são feitas apenas para enganar os que tanto buscam ajuda. 
  • Psicoterapia com um profissional licenciado. Se você tem algum distúrbio de humor significativo esse pode ser o melhor lugar para começar. 
  • Prática, Prática, Prática.
  • Uma palavra final sobre parar de beber: Para ter sucesso, geralmente leva tempo, esforço e persistência. A boa notícia é que você pode se juntar às pessoas que decidiram parar e tiveram sucesso em fazê-lo.

2 thoughts on “Dicas de como parar de beber álcool

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *