Treine seu cérebro para parar de beber

De fato, hábitos nocivos à bebida foram programados em nossas mentes em um nível inconsciente, precisamos reprogramá-lo para conseguir parar de beber.

Ao treinar nosso cérebro para esperar algo diferente, como parar de beber, tornamos mais fácil mudar nossos comportamentos e reações.

Entretanto, uma maneira de treinar nossos cérebros é ficar atento. De fato, ao adotar um hábito de atenção plena, aprendemos a deixar de lado pensamentos inúteis, o que nos dá mais controle sobre como reagimos ao que está acontecendo ao nosso redor.

Atenção plena para parar de beber

Exemplo: antes de aprender as técnicas de atenção plena, se estivesse estressado e passasse por um pub, talvez pensasse em “um pub aconchegante, com alguns copos de vinho tinto e me sentirei super relaxado e adorável”.

Esse pensamento teria coincidido com uma sensação de desejo – um puxão na barriga para entrar no pub e então você não iria conseguir parar de beber. Você estaria, de fato, no pub ou no bar antes de perceber – no piloto automático e sem controle consciente sobre suas próprias ações.

É por isso que com a atenção plena você se torna mais consciente e capaz de reconhecer seus pensamentos, você poderá ser capaz de abandoná-los – não agir sobre eles – e assumir mais controle sobre suas decisões e ações na vida cotidiana, o que consequentemente irá te ajudar a parar de beber.

Portanto, há um crescente número de evidências que sugerem que a prática da atenção plena religa os caminhos e conexões neurais no cérebro e altera a sua estrutura. Você pode realizar essa prática de diversas maneiras:

  • Yoga.
  • Meditação.
  • Passear com o cachorro.
  • Uma atividade qualificada que envolva níveis profundos de concentração.

Outra maneira de treinar seu cérebro é mudar seu comportamento. Então, quanto mais você pratica andar direto pelo pub, mesmo quando estava estressado e pensando sobre vinho tinto ou uma cerveja gelada, mais o seu cérebro irá aprender a esperar algo diferente.

Após certo período de tempo, ele será religado para que não espere mais que o estresse te leve ao álcool e os pubs não serão mais uma tentação tão grande quanto antes.

One thought on “Treine seu cérebro para parar de beber

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *