Por que devemos beber água alcalina ionizada?

A água é a fonte da vida, portanto, ao nascer, nosso corpo contém mais de 90% dessa substância. Veja neste artigo os benefícios da água alcalina.

Nossas células realmente se banham na água, também conhecida como fluido intersticial – seu reservatório natural de nutrientes e oxigênio, bem como um meio para a remoção de resíduos metabólicos. No entanto, a quantidade de água tende a diminuir com o passar do tempo.

Por exemplo, o corpo adulto médio já contém 60-70% de água e nas oito décadas de vida – menos ainda.

Respondendo à redução dos recursos hídricos, nossos corpos tendem a “secar”, uma vez que esse processo é acompanhado pelo enfraquecimento das capacidades funcionais e consequente deterioração física gradual, conhecida como envelhecimento. Metabolismo em declínio e má circulação, assim como suprimento inadequado de nutrientes, em resumo, são apenas alguns resultados negativos de uma ingestão insuficiente de água.

Portanto, a recomendação geral é beber o máximo de água fresca possível, sem esperar que apareçam os sinais de sede. De fato, no momento em que você sente sede o organismo já quer meio litro de água, visto que isso significa desidratação. A norma diária para uma pessoa adulta é de cerca de 2 a 2,5 litros. No entanto, a qualidade e as características da água estão no centro de seu efeito benéfico.

A fonte de poderosos antioxidantes

água alcalina é diferenciada por um potencial negativo de redução da oxidação (ORP = -100… -200mV), indicando poderosas propriedades antioxidantes. Ou seja, ele possui muitos elétrons livres para liberar os radicais livres.

Reações de oxidação-redução ou troca de elétrons entre átomos ou grupos de átomos são à base de todos os processos químicos naturais. Átomos sem elétrons tentam roubá-los de outros átomos. Estes são chamados radicais livres – moléculas instáveis ​​com um elétron não emparelhado.

Como os radicais livres se formam?

Eles se formam como resultado de reações de oxidação no corpo humano (oxidação é o ganho de oxigênio). Os radicais livres têm alto potencial de oxidação positivo e uma vez que estão procurando elétrons, eles atacam continuamente células saudáveis, perturbando sua atividade normal e até destruindo a estrutura celular normal do organismo. Esse processo pode desencadear reações químicas incontroláveis, levando a várias condições patológicas no corpo humano, visto que trazem malefícios.

Por outro lado, existem átomos, chamados antioxidantes, que possuem um excesso de elétrons prontos para doar. Ao entregá-los aos radicais livres, os antioxidantes promovem a formação de moléculas de oxigênio estáveis ​​e, assim, protegem o organismo contra o estresse oxidativo. Os antioxidantes são caracterizados por um potencial negativo de redução da oxidação.

O valor negativo significa que o oxigênio, presente no íon hidroxila, possui um elétron extra. Quanto maior o valor ORP negativo, maior o efeito antioxidante e a água alcalina possui um grande potencial negativo de ORP.

Potencial negativo de ORP na água alcalina


água alcalina tem um potencial negativo de ORP devido a íons hidroxila negativos predominantes em sua composição. Com a ingestão de água alcalina, o organismo recebe um suprimento extra de elétrons capazes de reduzir o potencial perigoso de radicais livres e, assim, aumentar a quantidade de oxigênio no sangue.

Como resultado, a absorção de nutrientes é melhorada, o sistema imunológico é fortalecido e as células saudáveis ​​são protegidas. Altamente saturado com oxigênio, o ambiente interno do corpo adquire características anticancerígenas, restaura o equilíbrio do pH. Ademais, uma infinidade de estudos mostra que a acidificação do corpo está no fundo de todas as doenças.

Consequentemente, um equilíbrio ácido-alcalino é o pré-requisito para uma boa saúde. De fato, a manutenção das funções vitais do corpo depende do nível adequado de alcalinidade sanguínea dentro de uma faixa estreita de pH de 7,35 e 7,45.

Sangue alcalino

Somente o sangue alcalino é capaz de fornecer nutrientes ao organismo e eliminar os resíduos metabólicos que nossas células produzem, nas condições modernas, no entanto, isso é um grande desafio. Dieta inadequada, estresse, emoções negativas promovem a formação de resíduos ácidos e isso é não apenas um problema em uma idade muito jovem, mas também de outras faixas etárias. No entanto, com o passar do tempo, a capacidade do corpo de eliminar o desperdício diminui e o último começa a se acumular.

Como funciona o ambiente interno do corpo?

O ambiente interno do corpo é gradualmente acidificado e a prevalência crescente de íons positivos de hidrogênio aparece e como resultado, o nível de alcalinidade no sangue diminui e o risco de doenças relacionadas aumenta. A química nos ensina que o ácido é melhor neutralizado pelos álcalis, mas o organismo não produz substâncias alcalinas, portanto eles devem ser recebidos de fontes externas – alimentos e bebidas. Infelizmente, os hábitos nutricionais modernos e a qualidade dos alimentos não garantem um suprimento adequado de elementos alcalinos.

água alcalina, como o próprio nome indica, contém apenas íons negativos de hidrogênio e íons de metais alcalinos (cálcio, magnésio, sódio e potássio). Observe que as substâncias ionizadas são mais bem absorvidas pelo organismo. É por isso que o efeito alcalinizante desses íons de metais alcalinos facilmente absorvíveis é realmente muito alto.

Hidratação até o nível celular presente na água alcalina

Com uma ingestão diária de água alcalina, o corpo recebe um “coquetel” de íons alcalinos, pré-requisito para manter um ambiente interno saudável do corpo. Como resultado, a acidificação do corpo diminui e a imunidade a doenças aumenta.As moléculas de água vêm em grupos, em vez de permanecerem sozinhas. Ainda que as moléculas de água da torneira formam o dobro de grandes aglomerados (10-13 moléculas) do que as da água ionizada (5-6 moléculas).

Contudo, devido a formações moleculares menores, a água ionizada passa imediatamente pelas membranas celulares e se integra ao metabolismo, assim o corpo não precisa mais desperdiçar sua energia para decompor a estrutura molecular complexa.

água alcalina ionizada penetra nos tecidos com mais facilidade do que a normal, proporcionando hidratação abundante às células e eliminando toxinas acumuladas no intestino, até os tecidos mais profundos. A água alcalinizada neutraliza e liquefaz os resíduos ácidos acumulados no corpo, que são facilmente eliminados pelos rins.

One thought on “Por que devemos beber água alcalina ionizada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *