Como parar de fumar? incentivo e ajuda medica dão a resposta

Como parar de fumar? Que o fumo faz mal a saúde todo mundo sabe, entretanto o problema é conseguir parar de fumar.

Além de causar certa dependência, o costume cotidiano de fumar dificulta o abandono do vício, de acordo com Jaqueline Scholz, diretora do programa de tratamento de tabagismo do Incor (instituto do coração do hospital das clínicas da USP).

O estresse relacionado ao abandono também pode contar nesse momento: “alguns pacientes relatam”. Fiquei 24 horas sem fumar e briguei com todos. Minha mulher pediu para voltar a fumar em uma semana. Tem gente que não consegue se concentrar por conta da abstinência ficando muito irritado, diz Scholz.

Em resumo a duas formas de parar de fumar. Uma delas é de forma abrupta e a outra é a diminuição drástica na quantidade de cigarros diários – visto que possuem mais de 7000 químicos e que pelo menos 250 podem causar problemas de saúde e 69 associados a câncer.

Além disso, Scholz diz que para o processo de abandono precisa-se ter muita determinação, e se preocupar não só com a saúde, mas também com a estética como dentes e pele melhores.

E se, todavia esses problemas não forem suficientes pense na sua renda financeira. Segundo a OMS (Organização mundial da saúde), fumantes consomem entre 5% e 15% da renda em cigarros.

Por conseguinte, pode-se pensar em um plano para abandonar o cigarro. Diz a especialista: “se a pessoa vir que o processo está difícil ela pode procurar o auxílio”.

Dicas para parar de fumar:

  • Planejamento: Determine uma data para parar de fumar
  • Apoio: Conte para a família que está parando de fumar, pois o apoio familiar e muito benéfico.
  • Exercícios: Praticar uma atividade física será um bom começo.
  • Dia a dia: Troque hábitos relacionados ao cigarro, bem como mude sua rotina.
  • Remédios: Se persistir os sintomas da abstinência (duração de aproximadamente 12 semanas, pois as 4 primeiras são as mais intensas), procure ajuda ou um médico.
  • Alimentação: A alimentação é outro ponto importante. Muitas pessoas tentam suprir a abstinência com comida, dessa forma levando a um ganho de peso. Ajuda especializada e uso de medicamentos podem ajudar nesses casos.

“O tabagismo é muito grave que, mesmo que você ganhe peso, o processo ainda é benéfico, porém a perda na qualidade de vida”, afirma scholz. Parar de fumar é difícil. De fato é normal tentar mais de uma vez, o que importa é não desistir.

3 thoughts on “Como parar de fumar? incentivo e ajuda medica dão a resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *